Crédito: divulgação
Entre as técnicas mais indicadas para o tratamento da alteração ocular está o PRESBYOND, um procedimento feito a laser e que elimina o uso dos óculos
A presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”, atinge a maioria da população após os 40 anos. Mas o que antes era solucionado apenas com o uso dos óculos, agora conta com tratamentos tecnológicos que prometem o rejuvenescimento visual, eliminando a necessidade de correção óptica (óculos) para diversas atividades.
Segundo o médico Leonardo Tibúrcio, oftalmologista e cirurgião da NEO Oftalmologia Vila da Serra, “a perda da elasticidade do cristalino após os 40 anos de idade, responsável por desfocar os objetos próximos, pode ser combatida com novas técnicas e tecnologias”.
Os avanços da oftalmologia oferecem diversas soluções para a presbiopia, incluindo tratamentos a laser e o implante de lentes intraoculares polifocais. “Essas lentes são sofisticadas e oferecem uma correção precisa para as diferentes distâncias, eliminando a necessidade de óculos para perto, longe e até mesmo para a visão intermediária”, explica o oftalmologista. Entre as opções mais recentes, destaca-se o Presbyond, um tratamento feito a laser , menos invasivo, para correção da vista cansada. São corrigidos também a miopia, hipermetropia e o astigmatismo, eventualmente associados.
Para Leonardo Tibúrcio, “a dependência dos óculos representa uma limitação significativa para muitas pessoas, interferindo nas atividades cotidianas e na prática de esportes. A possibilidade de recuperar a visão nítida em todas as distâncias sem a necessidade dos óculos representa um grande impacto na qualidade de vida, proporcionando maior conforto, segurança e independência”.
A NEO Oftalmologia oferece avaliações completas para determinar o melhor tratamento individualizado para cada paciente. “A escolha da técnica mais adequada depende de uma análise detalhada das necessidades e características clínicas de cada pessoa”, afirma o especialista. “O rejuvenescimento visual é uma realidade para quem busca mais liberdade e qualidade de vida após os 40 anos” finaliza o especialista no tratamento da ‘vista cansada’.